Criciúma - Santa Catarina|sexta-feira, setembro 17, 2021
Você está em: Home » Famílias » Pacífico Fontana e Rosina Da Soller
  • Siga-nos

Pacífico Fontana e Rosina Da Soller 

O filho caçula de Fortunato Giuseppe e Teresa Benedet Fontana, Pacífico, nasceu prematuro de 7 meses de gestação em Cocal do Sul, no dia 10 de dezembro de 1906. Para sobreviver, sua encubadora foi um “pelego” de carneiro, onde ficou por 2 meses até completar os 9 meses.

Iniciou seus estudos na escola de Cocal do Sul,  aos sete anos, onde frequentou até a terceira série, sempre ajudando a família na roça. Casou-se com Rosina Da Soller e tiveram 11 filhos.

Rosina Da Soller

 

 

 

 

 

Muito trabalhador, fazia constantes viagens à Serra, em São Joaquim, para comprar tropas de gado para comercializar em Cocal, Criciúma e Urussanga. Possuía um engenho de farinha e cana em sociedade com o irmão Fiorindo e uma serraria também em sociedade com o irmão João.

Além de agricultor, tinha boa habilidade para carpintaria, fazendo seus carros de boi e outros serviços que envolvessem o dom.

Muito católico, ia todos os domingos à missa montado em seu cavalo. Ajudou na construção da primeira igreja da comunidade, de madeira, e da segunda, já de tijolos.

Seu lazer era jogar bocha e trunfo no “botico” da igreja ou nas casas de amigos. Seus grandes amigos eram os senhores Jacomo Da Soller, Daniel Zanette Avelino (serrano).

O relacionamento com a esposa Rosina era cercado de muito carinho. Tratava a esposa com muito respeito e dedicação. Priorizava a família dizendo que as noras e os genros eram como filhos e afirmava que sua família era composta por 22 filhos. Seus descendentes têm a lembrança de um pai exemplar e um grande marido.

Sua morte aconteceu repentinamente, com um derrame cerebral no dia 4 de julho de 1974. Seu corpo está sepultado no cemitério do Bairro São Simão, município de Criciúma. A esposa Rosina Da Soller Fontana, com quem viveu por 46 anos, também está sepultada no mesmo cemitério. Ela faleceu no mesmo dia em que o marido, porém, 13 anos depois.

DESCENDÊNCIA DE PACÍFICO FONTANA E ROSINA DA SOLLER FONTANA 

(clique em cima do nome do filho para ver a árvore genealógica completa)

  1. José Pacífico, casado com Aurora Maria. Filhos: Sérgio Pacífico, Aída Rosina, Névio. Albertina, Elédio, Nívea e Euzébio
  2. Henriqueta, casada com Antônio Gobbo. Filhos: Valdir, Valmor, Vilma e Valmira
  3. Hilário, casado com Onésia Pereira. Filhos: Janir, Joanice e Joacir Hilário
  4. Hercelino, casado com Ana Texeira Nunes. Filhos: Margarete, Ramires, Tânia Regina, Juarez Hercelino e  Anselma
  5. Vitaliana, casada com Antônio Candiotto. Filhos: Maria Silésia, Maria Salete, Mário César, Maria Zélia, Kátia Jucélia e Sônia Aparecida
  6. Marcolina, casada com Paulo Zeferino de Souza. Filhos: Mª Terezinha, Maria Salete, José Carlos, Célia Roseana, Pedro Paulo, Célio Luiz, Antônio Marcos
  7. Zulma, casada com José João Maximiliano. Filhos: José Jalmir, Maria Aparecida, Maria Helena, Maria Inês, João Jair, Maria Janir e Gerson.
  8. Aldoir Pacífico, casado com Mª Carmen Casagrande. Filho: Roberto Aldoir
  9. Inês, casada com Valdomiro Marques. Filhos: Cláudia, Cláudio, Cleuza
  10. Maria Carmen, casada com Geraldo Costa da Silva. Filhos: Edna Maria, Edivaldo Geraldo, Emerson Geraldo, Evânia Mª e Ezequiel Hilário
  11. Cecília, casada com Olavo România. Filha: Rosa Maria

(Informações e fotos retiradas do site: www. familiafontanasc.com.br)

 Família Pacifico Fontana

 

2 Respostas para Pacífico Fontana e Rosina Da Soller

  1. ELENA ELIZALDE

    VIVÍ UNOS AÑOS EN BAIRRO SAO SIMOAO, EN SITIO DE ALCINO SANATTA Y EN EL BAIRRO MISMO.
    MUITA SAUDADE!!!

     
    • Fiorindo Fontana

      Oi, Elena. Que bom vc passou por aqui no site.
      Fiorindo José Fontana

       

Adicione um comentário