Criciúma - Santa Catarina|sábado, julho 11, 2020
Você está em: Home » O Bairro
  • Siga-nos

O Bairro

Descrição do Bairro São Simão.

São Simão é um Bairro do município de Criciúma, Santa Catarina.

Embora, seja um dos bairros mais antigos do município, oficialmente, o Bairro São Simão foi criado e delimitado pela Lei nº 3.912, de 24 de novembro de 1999, localiza-se na zona oeste da cidade de Criciúma (SC).

Mapa do Bairro São Simão

Os limites do Bairro, conforme a referida lei, são estes:

“Inicia-se no cruzamento da Rodovia SC-446 com o limite entre Criciúma/Morro da Fumaça; deste ponto, segue no sentido oeste, numa distância de 2.193 metros pela linha divisória do município; deste ponto, com um ângulo de 82º, segue no sentido sul, até encontrar a Avenida Aristide Bolan; deste ponto, segue no sentido nordeste, acompanhando a linha divisória do bairro Mina Brasil, até encontrar a divisória do bairro Próspera; deste ponto, segue no sentido norte, na linha divisória do bairro Argentina, até encontrar a Rua Antônio Daré; deste ponto, segue no sentido norte pelo leito do futuro prolongamento da Rua Antônio Daré, até encontrar a linha divisória do município de Criciúma/Morro da Fumaça; deste ponto, segue no sentido oeste pela linha divisória do município, até encontrar o ponto inicial”.

Ou seja, o Bairro São Simão está situado entre os seguintes pontos: limite com o município de Morro Da Fumaça, com os Bairros Naspolini, Linha Batista, Argentina e Mina Brasil.

A partir da década de 40 até o final da década de 90, a atividade principal no Bairro São Simão era a extração do carvão. Quando a extração estava sendo desenvolvida muito próxima do Bairro, por exemplo, com a Mina da Poeira, havia um conjunto de casas para os trabalhadores das minas, que levava o nome de Operária.  Aos poucos a Operária foi desaparecendo e o bairro tomando a forma que é hoje

Operária

Atualmente, o Bairro São Simão, é um bairro predominantemente residencial. O Bairro conta com poucas indústrias. Na sua área central está instalada a Fundição São Simão e,  retirada do centro do Bairro, A Cerâmica Casagrande. As demais atividades são do ramo do comércio e serviços.

No início do anos 2000, o Bairro recebeu um condomínio fechado, que ocupa uma área ao lado da Rodovia SC 446. Atualmente, existe outro empreendimento desta natureza sendo construído no Bairro.

No setor da Educação, o Bairro conta com a Creche Carmela Casagrande, mantida pela AFASC, e com a Escola M.E.F. Padre José Francisco Bertero.

A topografia do Bairro São Simão é levemente acidentada, pois parte do Bairro está localizada na encosta do Morro Cechinel. O Bairro é bem servido pelo sistema viário, com a maioria das ruas calçadas. A rua principal do Bairro, a Rua Otávio Fontana, é a antiga estrada que ligava a cidade de Criciúma com os municípios de Cocal do Sul e Urussanga. Esta rua corta todo Bairro no sentido sul/norte.