Criciúma - Santa Catarina|sexta-feira, maio 20, 2022
Você está em: Home » Famílias » Concer » Agostinho Concer » Agostinho Concer e Iva Cesca
  • Siga-nos

Agostinho Concer e Iva Cesca 

03 Site 04 Site 08 Site 10 Site 12 Site 13 Site 14 SiteAgostinho Concer nasceu em 07/08/1917 na localidade de Rio América  em Urussanga – SC. Filho de Attilio Concer e Mariana  De Filippi, imigrantes italianos. Na sua juventude trabalhou na lavoura naquela comunidade. Ainda jovem, deixou os trabalhos da roça e começou a sua vida profissional como pedreiro trabalhando na colocação de pedras  na região de Urussanga. Com sua dedicação e habilidade com assentamento de pedras de alicerce, tornou-se muito conhecido pelos trabalhos prestados nessa região.

Iva era natural de  Azambuja, Pedras  Grandes – SC  filha de  Abel Cesca e Victória Sorato. Nasceu em 20/07/1927 e trabalhou na lavoura com seus pais.

Agostinho e Iva casaram-se em 03/10/1949 em Urussanga – SC e lá moraram por mais 14 anos. No ano de 1963 receberam um convite de Catarina Concer, irmã de Agostinho que já morava  em São Simão e era casada com Caetano Mezari, para vir trabalhar no terreno de propriedade  da mesma. Ela gentilmente ofereceu o terreno, na condição de Usofruto, para que Agostinho, Iva e os filhos trabalhassem numa Olaria que existia na propriedade. O que Catarina Concer fez, foi um ato de extrema bondade, algo difícil de se ver nos dias de hoje. Convidar um irmão e dar à ele e  a sua família lugar para morar e um terreno de 15,8 hectares, apenas para que quando ela ficasse mais velha, pudesse ter o amparo da família do irmão.

A Fabricação dos tijolos e telhas era feita de forma artesanal. Tempos depois, as atividades da Olaria se encerraram e a família direcionou seus trabalhos para a agricultura no mesmo terreno, enquanto que Agostinho mantinha  sua atividade como pedreiro na região para garantir o sustento da família e não depender somente da agricultura.

Catarina Concer faleceu em 21/02/1981 aos 77 anos. Em 1983, Agostinho vendeu o terreno para Arpi Luigi Bertollo e foi morar em Cocal do Sul. Vindo a falecer em 1986. Iva morou em Cocal do Sul até 2003, quando veio a falecer no dia 14 de maio daquele ano.

Dos seus 5 filhos, as mulheres: Idevina, Hilda e Doraci, fixaram residência em São Simão e lá estão até os dias de hoje, enquanto os homens saíram do bairro. Darvino mora em Baurú – SP e Darci em Cocal do Sul.

( Informações fornecidas por Darci Concer)

DESCENDÊNCIA DE AGOSTINHO CONCER E IVA CESCA

1-    Idevina , casada com Nereu Geraldino. Filhos: Isabel, Neloir e Neivan

2-    Hilda Maria, casada com José Neves. Filhos: Giovane, Jair e Silvana

3-    Darvino, casado com Jenny Ivone Rapini. Filhos: Alessandra e Thiago

4-    Doraci, casada com José Valério Blasius Becker. Filha: Alessandra

5-    Darci, casado com Dilsa Nolla. Filhas: Renata, Isabela e Juliana

3 Respostas para Agostinho Concer e Iva Cesca

Adicione um comentário