Criciúma - Santa Catarina|terça-feira, abril 30, 2024
Você está em: Home » Famílias » Cardoso » Adílio Cardoso » Adílio Cardoso e Aládia Pereira
  • Siga-nos

Adílio Cardoso e Aládia Pereira 

Adílio Cardoso nasceu no dia 30 de janeiro de 1926, em Urussanga Velha, Içara. Filho de Antônio Cardoso e de Leduína Vieira Cardoso.

Até os 18 anos, sempre viveu na casa dos pais, onde trabalhou na lavoura, na cultura de subsistência para a família. Com esta idade foi trabalhar na mina, na Mineração de Içara.

Com a idade de 21 anos, Adílio deixou o trabalho na Mineração de Içara e foi para São Simão,  trabalhar na mina do Tonin, cujo empreiteiro era o seu Irineu Pereira. Os filhos de Irineu trabalhavam na mina. A Odete era escriturária, Oneci era feitor e Aládia, tinha começado a trabalhar na escolha com 13 anos. Esta atividade comum entre as mulheres da época.

Adílio começou a namorar com a Aládia, tempos depois se casaram. Ele tinha 23 anos e Aládia  17 anos. Após o casamento, foram morar numa casa do pai de Aládia, que ficava em cima do morro, perto da propriedade do Domingos Zilli, pai do Artur Zilli. Depois de três anos, voltaram para perto da Mina do Tonin, no terreno que hoje é do Althoff, junto com uma tia. Mais três anos e nova mudança, agora para uma casa própria, no mesmo local. Nesta nova casa, residiram cerca de seis anos.

No início dos anos 60, apareceu uma oportunidade para comprar o terreno do João Bernardo, em São Simão. Adílio aproveitou a oferta e adquiriu o terreno de 2 hectares de João Bernardo, em São Simão, onde hoje reside Aládia e vários filhos.

Com o fechamento da mina do Tonin, Adílio, foi trabalhar na Mina do José Darós, na Mina 1, na subida do Artur Zilli, onde se aposentou, após 21 anos de trabalho. A aposentadoria só foi possível com a criação da lei que permitia a aposentadoria especial aos mineiros.

Mesmo depois de aposentado continuou com o trabalho na lavoura em terras arrendadas do Pascoal Casagrande. Além do trabalho na lavoura, Adílio tinha muita facilidade em negociar gado. Comprava gado na região e, às vezes, quando chegava em casa que já o tinha negociado novamente. Sempre tinha criação na corda para negociar ou para as atividades na lavoura.

Adílio tinha como passatempo cuidar de galos de briga, no tempo que esta atividade era permitida. O seu companheiro neste passatempo era o Ambrósio Possamai. Aos domingos, gostava de jogar bola de pau com os amigos nos pastos da redondeza.

Por muitos anos foi guarda na Mineração São Simão durante os finais de semana.

Adílio faleceu com 75 anos de idade, em 14 de maio 2001. Está sepultado no Cemitério de São Simão.

Aládia Pereira, nasceu no dia 11 de outubro de 1931, perto de Urussanga Velha, em Içara. Filha de Irineu Norberto Pereira e de Dotina Rosa de Jesus.

Com 6 anos veio morar na Mina Tonin, quando seu pai se transferiu para esta localidade, como empreiteiro na exploração do carvão. Passou o resto de sua infância e a juventude na Mina Tonin.

Adílio e Aládia tiveram 13 filhos. Como os nomes dos dois começavam com a letra “A”, os nomes dos filhos seguiram a mesma tradição.

DESCENDÊNCIA DE ADÍLIO CARDOSO E ALÁDIA PEREIRA

  1. Alvani Maria, casada com José Nunes. Filhos: Alecir, Giovani e Joélcio
  2. Albertina, casada com Mário Emílio Casagrande. Filhos: Marcos, Ricardo e Morgana
  3. Adelir, casada com Elédio Brocca. Filho: Alessandro, Ramires, Ranieri e Guilherme
  4. Alenir, casada com José Luiz. Filhos: Fábio, Fabiane e Fabíola
  5. Arlei, casado com Cleusa Crepaldi. Filhos: Francieli e Filipe
  6. Alcirene, casada com Afonso Rodrigues. Filha: Gabrieli
  7. Alair, casada com Leomar Brocca. Filhos: Wagner e Leandro
  8. Anadir, casada com Manoel Antônio Costa. Filhos: Rodrigo e Richard
  9. Almeri, casada com Sérgio Geremias. Filhos: Jéssica e Jenifer
  10. Argeu, solteiro
  11. Ariosvaldo, casado com Edna Machado. Filhos: Ana Paula e Carlos Eduardo
  12. Adriana, casada com Ricardo Cechinel. Filho: Tiago
  13. Andréia, casada com Itamar Menezes. Filha: Monique

(Informações fornecidas por Aládia Pereira Cardoso)

Casamento de Adílio e Aládia Cardoso, em .......... Ao lado, ............

Casamento de Adílio Cardoso e Aládia Pereira Cardoso, em ………. Ao lado, …………

 

Casamento da Filha Alair com Liomar Brocca

Casamento da Filha Alair com Liomar Brocca

 

 

 

 

Responder para Adílio Cardoso e Aládia Pereira

Adicione um comentário